Mensagem

Mais um ano que se finaliza.
 Muitos desafios foram vencidos e outros objetivos foram lançados.

   Agradecemos a Deus pelos “presentes” recebidos nesse ano letivo, pois cada aluno, em particular, marcou nossa escola de maneira única e especial.


Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado.

   Reconhecemos a confiança depositada no trabalho da escola, o que nos motiva no compromisso de satisfazer as expectativas projetadas em nossa instituição.

     Que na magia do Natal e a esperança no ano que se inicia possamos encontrar espaço para a alegria, para o encontro com as pessoas, para sonhar, acreditar em um mundo melhor e agir por um mundo mais humano. Que o Natal possa ser o renascer da esperança e que esta se realize no decorrer do Novo Ano. 

   Que possamos sentir mais forte ainda o significado da palavra amor, refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz.

FELIZ E PRÓSPERO 2014.

Destaque das Escolas Municipais no Cenário Nacional - 2013

Projetos de escolas municipais foram destaques no cenário nacional em 2013



Ao longo do ano de 2013 várias escolas da rede municipal de Cuiabá se destacaram no cenário nacional, divulgando para o Brasil seus projetos bem sucedidos. Boa parte desses projetos foi realizada por meio do programa Mais Educação, que é oferecido em todas as escolas municipais, beneficiando pelo menos 16 mil alunos.
Entre as escolas que mais se destacaram está a Ranulpho Paes de Barros, com a banda marcial, coordenada pelo maestro Francisval Costa. A banda de Cuiabá participou do VI Copa Norte Nordeste de Bandas e Fanfarras, realizada em São Luiz (MA), e trouxe para Mato Grosso os prêmios de primeiro lugar nas categorias Regente e Balizador, segundo lugar no Corpo Coreográfico e terceiro lugar nas categorias Corpo Musical e Regência Mor. O campeonato reuniu bandas e fanfarras dos estados da Paraíba, Pernambuco, Pará, Ceará, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Piauí, Bahia, Roraima, Rio Grande do Norte e Rondônia.
A escola Joana Dark da Silva também se destacou nacionalmente com seu projeto Horta Sustentável e a Gastronomia. A unidade escolar foi selecionada como finalista da 7ª edição do Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), representando a região Centro-Oeste na categoria Educação Integral e Integrada.
O projeto, que concorreu com outros 3.220 trabalhos de escolas públicas de todo o país, foi inscrito pelo professor Watson Pereira Rezende, articulador do Programa Mais Educação. Ele foi premiado com R$ 5 mil e a escola recebeu troféu e placa comemorativa.
O mesmo projeto também foi destaque em uma reportagem exibida pelo Canal Saúde na Estrada, da Fiocruz. 
Também por meio do Programa Mais Educação, as escolas Doutor Fábio Firmino Leite e Octayde Jorge da Silva fizeram um excelente trabalho no esporte, ajudando seus alunos a conquistarem importantes medalhas no Campeonato Nacional de Karatê Shotokan, realizado em Porto Alegre (RS).
A participação de oito alunos no campeonato resultou em cinco medalhas para Mato Grosso, sendo uma de ouro, três de prata e uma de bronze.
As alunas Mykaelle Martins da Silva, 9 anos, Crislayne Mendes da Silva, 10 anos, representaram a escola Doutor Fábio no campeonato e conquistaram as medalhas de ouro e de prata, respectivamente.
A escola Octayde Jorge da Silva conquistou três medalhas no campeonato. Os alunos Eduardo Gabriel Ferreira, 12 anos, e Thais Gonçalves, 14 anos, ficaram com o segundo lugar na categoria masculino 11 e 12 anos e feminino 13 e 14 anos, respectivamente. O terceiro lugar da categoria 9 e 10 anos ficou com a aluna Talita Arruda, de 9 anos.
A professora de artes marciais da escola Octayde Jorge, sensei Adenair de Moraes Santos, também competiu no campeonato e conquistou a medalha de ouro na categoria 46 a 51 anos.
Outra escola que também teve destaque foi a Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. As atividades extraclasses desenvolvidas por meio do Programa Mais Educação foi tema de reportagem do programa Globo Educação, exibido pela rede Globo.

Segundo o secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Figueiredo, o destaque dessas escolas no cenário nacional é a demonstração do excelente trabalho realizado pelos professores e suas equipes gestoras. “São profissionais dedicados que não medem esforços para colocar a educação de Cuiabá entre os melhores do país”.
Concurso de Cartazes - Outra escola que também fez bonito no cenário nacional foi a Tereza Lobo, do bairro Dom Aquino. A aluna Julia Aparecida Moraes de Arruda, 8 anos, foi a vencedora do 14º Concurso Nacional de Cartazes, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça. Ela ficou em primeiro lugar na categoria 3° ano da região Centro-Oeste.
Com o tema “A Educação na Prevenção no Uso de Drogas”, o concurso premiou estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas de todo o país. A aluna, que teve a orientação da professora de Artes Greice Meyre Félix Cunha, foi premiada com R$ 2 mil.
Conferência do Meio Ambiente - O projeto da aluna Vitória Lissa de Oliveira, 13 anos, da escola municipal de educação básica José Luiz de Borges Garcia, foi um dos quatro selecionados para representar Mato Grosso na Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. Com o tema Biosabão, o projeto defende o reaproveitamento do óleo de cozinha para a produção de sabão. 
A aluna Kenny Ohana Tamarossi, 13 anos, da escola de educação básica Liberdade, também representou o estado como delegada. A Conferência Nacional de Meio Ambiente ocorreu em Luziânia (GO).
Parlamento Mirim - as escolas da rede municipal também foram representadas nacionalmente pelas alunas Vitória Beatriz Ribeiro e Maria Beatriz Macedo de Barros, das escolas Ulisses Silveira Guimarães e Lenine de Campos Póvoas. Por meio do Projeto Parlamento Mirim, as duas alunas foram a Brasília conhecer de perto os trabalhos dos deputados federais e senadores no Congresso Nacional.
Vitória Beatriz e Maria Beatriz, ambas com 13 anos, estão matriculadas no 8° e 7° ano do ensino fundamental, bairro Jardim União, respectivamente. O projeto Parlamento Mirim foi criado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso e seleciona 22 alunos para serem deputados mirins por um ano.
Soletrando – a aluna Mayara Daniela de Arruda Silva, 12 anos, da Escola Municipal de Educação Básica Lenine de Campos Póvoas, foi a representante de Mato Grosso no quadro Soletrando do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo. Na seletiva do estado Mayara concorreu com outras três crianças, que representaram escolas dos municípios de Barra do Garças, Vera e Denise.
Para conquistar uma vaga na final, a aluna da escola Lenine de Campos, do bairro Jardim União, região da periferia de Cuiabá, contou com a ajuda da professora de Língua Portuguesa, Tadeusa Margarida de Melo.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá - SME -  Rosane Brandão


Formatura Educação Infantil 2013

















Pintando a Copa

Alunos da rede municipal recebem premiações do Pintando a Copa

O excelente trabalho realizado pelas escolas da rede municipal de Cuiabá na área de artes foi evidenciado pelo número de premiações conquistadas no concurso do Projeto Pintando a Copa. Ao todo foram 19 alunos e cinco escolas municipais premiados, totalizando 24 prêmios.
Segundo o secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Gomes de Figueiredo, o Pintando a Copa envolveu aproximadamente 25 mil alunos de 56 escolas da rede municipal, promovendo uma relação estreita desses alunos com um dos mais importantes eventos de Cuiabá. “Cada um desses desenhos representa o sonho e a vontade dessas crianças em participar da Copa do Mundo”.
Conforme informou o secretário, a Secretaria de Educação vai premiar as professoras dos dois alunos que conquistaram o primeiro lugar. O prêmio será uma TV de LED de 42 polegadas. “É um estímulo pelo belo trabalho realizado por essas educadoras”, acrescentou o secretário.
As alunas Julia Aparecida Arruda, da escola Tereza Lobo, e Emmanuelly Ferreira Martins, da escola Lenine de Campos Póvoas, conquistaram os prêmios de primeiro lugar nas modalidades 1° ao 3° e 7° ao 9° ano do Ensino Fundamental, respectivamente.
“Eu quis mostrar no meu desenho as belezas culturais e as tradições do nosso estado. Estão reuni a viola de cocho, as bandeiras dos municípios, o Pantanal, as comidas típicas, o índio e o negro e o resultado foi esse”, disse a aluna Julia Aparecida, que também conquistou o primeiro lugar no Concurso Nacional de Cartazes, realizado no mês de outubro em Brasília.
Para que os alunos realizassem um bom trabalho foi essencial o envolvimento e a participação dos professores. A escola Tereza Lobo, por exemplo, conquistou no total cinco prêmios, entre eles o de primeiro lugar da aluna Julia Aparecida e o de pessoa com deficiência, com o desenho do aluno Raphael Santos Domingos.
“Do total de 10 desenhos inscritos, cinco foram selecionados entre os melhores. E isso é estimulante, tanto para os professores como para os alunos”, disse a professora Genice Santiago, lembrando que a professora de artes Greice Meyre Guimarães também teve contribuição importante na realização dos desenhos.
“Antes de realizar os desenhos nós fizemos uma pesquisas sobre o tema, envolvendo toda a nossa comunidade escolar. Estimulamos e sensibilizamos nossos alunos a participar do concurso e o resultado foi esse”, disse a coordenadora Fátima Maria da Silva, da escola Tereza Lobo.
Os alunos da rede municipal também conquistaram o maior número de prêmios na categoria Pessoa com Deficiência, foram cinco prêmios do total de nove.

Na categoria Escola a rede municipal levou cinco prêmios do total de dez, sendo um de terceiro lugar e cinco de destaque.
A escola Nossa Senhora Aparecida, do bairro Novo Colorado, foi a que conquistou o maior número de prêmios. Ao todo foram nove premiações.
A escola Jescelino José Reiners, do bairro Novo Horizonte, conquistou três premiações e a Lenine de Campos, do bairro Jardim União, duas.
As escolas Maria Dimpina Lobo Duarte, Guilhermina de Figueiredo, Ana Tereza Arcos Krause, Padre Raimundo Pombo e Rafael Rueda levaram um prêmio cada.
Os cinco primeiros lugares da categoria estudante foram premiados, respectivamente, com um notebook; um videogame; um tablete de 32 gigas; um smartphone; e uma máquina fotográfica digital.
Na categoria Escola os 10 melhores vídeos selecionados receberam, respectivamente do primeiro ao terceiro lugar, um notebook com Data show, um Data show; um notebook. Os demais ganharam uma máquina fotográfica digital.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá - SME -   Rosane Brandão



Deputada Mirim em Brasília

Alunas deputadas mirins vão a Brasília conhecer o Congresso Nacional

As duas alunas da rede municipal de ensino, Vitória Beatriz Ribeiro e Maria Beatriz Macedo de Barros, que representam Cuiabá na 5ª Legislatura do Projeto Parlamento Mirim, viajam nesta quarta-feira (20) a Brasília para conhecer de perto os trabalhos dos deputados federais e senadores no Congresso Nacional.

Vitória Beatriz e Maria Beatriz, ambas com 13 anos, estão matriculadas no 8° e 7° ano do ensino fundamental das escolas Ulisses Silveira Guimarães, bairro Ouro Fino, e Lenine de Campos Póvoas, bairro Jardim União, respectivamente.

As duas dividem o posto de deputadas mirins com outros 22 estudantes de escolas da rede pública e particular de Mato Grosso. Os 24 deputados mirins participarão das visitas ao Congresso Nacional.

Além de Cuiabá, a 5ª Legislatura do Parlamento Mirim tem representes dos municípios de Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger, Acorizal e Dom Aquino.

O Parlamento Mirim é um projeto criado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso e tem como objetivo possibilitar aos alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, das escolas públicas e privadas, vivenciar e conhecer um pouco da atividade parlamentar.


Fonte: Prefeitura de Cuiabá - SME -  Rosane Brandão